sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre o Conselho Regional de Prerrogativas

Pronunciamento por ocasião de minha posse como Presidente do Conselho Regional de Prerrogativas:

Ressuscitando a frase mais ouvida, por mim, e dita pelo nosso ilustre Presidente Dr. Luiz Flávio Borges D´Urso, “Um sonho sonhado só é apenas um sonho,Um sonho sonhado junto é realidade”, especialmente em sua primeira campanha para presidência da OAB, à época lembro-me que a frase era atribuída a D. Helder, pesquisando na internet vi referências de ter sido dita por Raul Seixas, e, ainda uma frase análoga, atribuída a D. Quixote, “Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade”, seja lá de quem for a frase é brilhante e cabe bem ao momento.

Lembro-me quando fomos, Dr. Cláudio Bini, Dr. Jurandyr Coa, Dr. Carlos Alberto Baillo Avancini e eu, à instalação e posse da Coordenadoria Regional de Prerrogativas da OAB de Ribeirão Preto, isto em fevereiro de 2004, naquele dia começamos a sonhar com o dia de hoje.

À época, conversando, chegamos à conclusão de que precisaríamos ter em Piracicaba também uma Coordenadoria Regional de Prerrogativas, junto com a diretoria da OAB Piracicaba da época, capitaneada pelo então Presidente João Batista Negreiros de Souza Athayde, e conseguimos a instalação da nossa coordenadoria regional, a 4ª da OAB/SP, e que já alguns anos tenho a honra de coordená-la.

Entretanto, depois de algum tempo, o Dr. Cláudio Bini trouxe-nos a ideia de não apenas ser uma coordenadoria, em que se instruíam e se instruem os processos de prerrogativas, mas de regionalizarmos também os julgamentos dos referidos processos, a ideia foi de plano acatada por nós e começamos esta nova empreitada.
A proposta foi levada à Diretoria da OAB/SP, em que estivemos presentes, Dr. Cláudio Bini e eu, e fomos recebidos pelo Dr. Luiz Flávio Borges D´Urso e Dr. Marcos da Costa.

A proposta teve imediata concordância e aprovação, visto que, vinha de encontro à política de descentralização implantada pelo nosso presidente D´Urso, desde que assumiu a direção da OAB/SP.

Para a efetivação da proposta e para que ela se fizesse viável, foram necessárias algumas alterações regimentais, que se concretizaram recentemente e que hoje culmina esta cerimônia.

Desde que assumimos a diretoria da OAB Local, juntamente com o Dr. Cláudio Bini, e com a diretoria da OABSP começamos sonhar e hoje juntos podemos afirmar que o sonho se realizou, e temos a prova de que um sonho sonhado só é apenas um sonho, mas um sonho sonhado em conjunto vira realidade.

Encaminhando para o final, agradeço ao Dr. Odinei e os demais integrantes da Diretoria da OAB Local, Juliana Cesta Benincasa, Willey Lopes Sucasas e Wanderley dos Santos Soares, ao Dr. Cláudio Bini, ao presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP, Dr. Antonio Ruiz Filho, e aos diretores da OABSP, em especial os Drs. Marcos da Costa e Luiz Flávio Borges D´Urso, por terem confiado em mim para o exercício de cargo de tamanha importância.

E, finalmente, agradeço à minha esposa, Fernanda, e meu filho, Enzo, que sabem compreender os momentos de ausência em casa, mas que certamente é por uma nobre causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário