I
- Criação do evento Prerrogativas e Ética:
O
evento seria um seminário anual, no qual se discutiriam os temas prerrogativas
e ética, já agendando uma data que fosse marco da história da OABSP Piracicaba,
sugestão seria o dia 30 de setembro, por ter sido o dia da instalação do
conselho de prerrogativas.
II
– Criação da Comissão de Assuntos Institucionais
Esta
comissão seria presidida por um membro da diretoria, com os vice-presidentes
setorizados conforme área de atuação. Serviria para tentar a melhoria dos
serviços públicos prestados, especialmente, aos advogados.
Áreas
de atuação: Fóruns Estadual, Federal e Trabalhista; Polícia Civil e Militar;
CDP, Receita Federal e INSS.
III
– Criação da Comissão de Acompanhamento Legislativo
Esta
comissão acompanharia o trabalho da Câmara de Vereadores, manifestando-se sobre
os temas de relevância para a advocacia e a cidadania.
IV
– Reuniões semestrais abertas aos advogados
Faríamos
uma reunião a cada semestre para que os advogados possam apresentar suas
reclamações e sugestões sobre a gestão, as reuniões já seriam agendadas e
divulgadas no primeiro dia útil de trabalho.
A
reunião seria partida por áreas Cível, Criminal, Trabalhista e Federal, com
cada uma apresentando as sugestões e metas a serem cumpridas.
O
evento começaria às 17h00, os grupos, divididos por áreas, teriam duas horas
apresentar seus anseios e sugestões, e ao final seria apresentado o resultado
do trabalho conjuntamente.
Seriam
usados os seguintes espaços da casa: Anfiteatro, pelo maior grupo, sala onde
era a assistência, pelo segundo maior grupo, recepção e sala de reunião,
conforme a necessidade.
V
– Audiências nos moldes de Audiências Públicas
Tivemos
a experiência de fazer uma espécie de audiência pública, para a discussão e
posicionamento da OABSP Piracicaba perante a Greve dos Servidores do
Judiciário, a experiência foi a primeira na nossa subseção e dali surgiu a
Carta de Piracicaba, na qual a OAB, os Servidores do Judiciário e próprio Poder
Judiciário firmaram posicionamento, estabelecendo, inclusive, sugestões para o
fim da greve. Esta carta foi encaminhada às autoridades competentes.
Outro
movimento que a OABSP Piracicaba participou ativamente foi da 1ª Conferência
Municipal sobre Transparência Púbica a CONSOCIAL, sediando reuniões
preparatórias e sediando a primeira reunião do REAJA PIRACIACABA.
Além
de assuntos de interesse da sociedade, nestas audiências poderiam ser
discutidos assuntos de interesse da advocacia, como, atendimento em cartório, em
órgão da administração pública, etc.
A
ideia é discutirmos temas de interesse da advocacia e da sociedade, implantando
ações para uma ADVOCACIA FORTE e dar a CONTRIBUIÇÃO DA OABSP PIRACICABA DE UMA
SOCIEDADE MAIS JUSTA.
VI - Criação de Grupos de
Estudos
Abertura da Casa do
Advogado para a realização de grupo de estudos.
Os grupos de estudo seriam
liderados por um advogado com experiência e seriam especialmente voltados aos
jovens advogados.
A cada semestre seria
realizado um evento aberto ao público (advogados e estagiários) para que os
grupos pudessem apresentar suas conclusões a respeito dos temas estudados.
Os grupos podem se reunir
na Biblioteca e Auditório, dependendo do número de interessados.
Horário das 08h30 às 17h30,
de segunda-feira a sexta-feira. Dependendo de agendamento prévio.
Justificativa/viabilidade
Já tivemos experiência no
passado, quando em 2002, entrou em vigor o então novo Código Civil, cuja
vigência se deu a partir de janeiro de 2003.
À época, nós (experientes e
jovens) reuníamos semanalmente para estudo do novo Código Civil.
Exemplo semelhante poderá
se dar, pois estamos em tempos de renovação dos Códigos atuais, Código de
Processo Civil, Código Penal, etc..
Esta seria uma oportunidade para que o jovem advogado se aproximasse da
OAB/SP Piracicaba, trazendo suas dúvidas e dificuldades e pudessem ser
orientados por advogados com mais experientes.
VII
– APOIO AO ADVOGADO RECÉM FORMADO
Por
meio de uma comissão de apoio ao advogado recém formado, podendo ser a já
existente comissão do jovem advogado, a qual, inclusive, temos a honra de ser
um dos fundadores, realizar trabalhos experimentais, tais como, realização de
júri simulado, audiências simuladas (trabalhista, criminal e cível), simulação
de como fazer o primeiro atendimento ao cliente.
Uma
das grandes angústias do recém formado é fazer a primeira audiência, TODOS NÓS
já passamos por esta dificuldade, mesmo aqueles que fizeram audiência em
estágio, sentem, não um frio na barriga, mas uma verdadeira nevasca.
Aliás,
de forma realística, poderemos simular, inclusive, violações às prerrogativas,
intempéries de audiências, e quais as formas de reagir adequadamente, no
momento oportuno, interposição de agravo retido, por exemplo.
Para
a realização e viabilidade, traremos profissionais experientes, como advogados,
professores, juízes, promotores.
VIII
– Gerenciamento de informações dos membros da OAB em Conselhos Municipais
Como
estamos presentes em todos os conselhos municipais, COMDEMA, COMDEPAC, COMSEA,
CONTUR, Conselho de Contribuintes, etc., criaremos um canal de comunicação para
que o advogado possa saber o que se tem discutido nestes conselhos, tenha
acesso à pauta das reuniões, tenha acesso ao membro da OAB que está no
conselho, possibilitando para o advogado cobrar, fiscalizar e até sugerir temas
para serem debatidos e analisados pelos conselhos.
IX
– Ouvidoria
A
OAB/SP e a OAB Federal possuem uma ouvidoria para que os advogados e o povo
possam fazer suas críticas, reclamações e sugestões.
Criaremos
a Ouvidoria da OAB Piracicaba.
Seria
disponibilizado um email especialmente para este fim e um diretor ou uma
comissão se incumbira de responder o email no prazo máximo de 48 horas.
X
– Criar um sistema para avaliar o atendimento dos serviços jurisdicionais
Uma
comissão especialmente formada para este fim ficaria incumbida de criar um
sistema para avaliar os serviços jurisdicionais.
Ao
final de cada ano os melhores avaliados seriam reconhecidos publicamente pela
OAB.
XI
– Criação do Conselho de Ex-Presidentes e Regimento Interno da OAB Local
Nosso
Estatuto permite que façamos um Regimento Interno, inclusive, criando o
Conselho de Ex-Presidentes.
Como
o próprio nome diz, TODOS os EX-PRESIDENTES
participariam deste conselho, com direto a voz e voto.
Este
Conselho teria por finalidade auxiliar a diretoria em grandes questões, além
dar sugestões e cobrar da diretoria local.
XII
– Revitalização das salas da OAB/SP nos Fóruns e da própria Casa do Advogado
decorando-as com temas alusivos às várias festas e feriados existentes durante
o ano.
As
salas dos advogados são nossos pontos de encontros diários, pois onde passamos
para fazer petições urgentes, tirar cópias, aguardar o início de audiências,
etc..
Muitas
vezes as preocupações do dia a dia nos deixam preocupados e dar vida às salas é
uma forma de aliviarmos as tensões e torná-las mais agradáveis.
Sabemos
que muitos advogados e advogadas fazem cursos de pintura, escrevem livros, por
exemplo, podemos organizar a semana cultural, na qual os advogados interessados
terão espaço para mostrarem seus trabalhos.
XIII
– CRIAÇÃO DO CONSELHO DA MULHER
O
Conselho será a evolução da atual Comissão da Mulher Advogada, pois propomos
sua atuação em Políticas Públicas voltadas às mulheres, tais como lutar pela
implantação na cidade de Piracicaba do Abrigo para mulheres e filhos previsto
na Lei Maria da Penha.
Para
a viabilização da implantação do ABRIGO, serão convidados membros do Poder
Público e Entidades Civis.
Além,
evidentemente, de buscar a valorização da mulher advogada, incentivando
sua participação na OAB/SP Piracicaba, promoção de encontros e palestras sobre
os problemas que afligem às mulheres advogadas.
XIV - CRIAÇÃO DE COMISSÃO DE APOIO AOS ADVOGADOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE
ESCRITÓRIOS
Uma das maiores dificuldades que sentimos no dia
a dia é a questão de administração de escritórios, inclusive, em práticas de
administração básicas, melhor forma de fazer contratos de honorários, etc..
Outra função desta comissão seria fazer pesquisa
de mercado para saber quais as melhores formas fixação de honorários
(aprimoramente dos contratos de partido, cobrança de consultas, honorários ad exitum ou antecipados, etc.).
É fato que temos a Tabela de Honorários da
OAB/SP, mas, no dia a dia, muitas vezes, nos deparamos com situações em que é
difícil se enquadrar na Tabela, pelas peculiaridades de cada caso.
O desenvolvimento desta comissão se dará por
reuniões com os advogados e/ou palestras.
XV – CAFÉ COM LETRAS
Nosso
cotidiano é muito estressante, uma forma de liberar o estresse é a literatura,
além disso, a Literatura faz interação com todas as áreas do conhecimento,
inclusive do direito, portanto, um advogado não pode prescindir disso.
A ideia é reunirmos
grupos para discussão sobre obras e assuntos literários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário