sábado, 18 de fevereiro de 2023

Piracicaba que adoro tanto II



Na semana passada escrevi um texto ao qual intitulei de “Piracicaba que adoro tanto”, publicado neste periódico, na edição de sábado, 11.

Abordei alguns problemas que enfrentamos em nossa cidade, notadamente com relação à saúde, educação e ao excesso de buracos.

Citei que a Rua Cajuru no bairro São Jorge/Cruz Caiada estava intransitável, que precisávamos escolher o menor buraco para “cair”. Ontem, 16, ao passar pelo local, coincidência ou não, depois de alguns meses, finalmente referida rua estava com os buracos tapados.

Antes de se adentrar ao tema de hoje, faço uma correção, um leitor atento entrou em contato comigo e disse que os festejados tablets já foram entregues, como não temos compromisso com o erro, fazemos essa retificação.

Mas, infelizmente, apesar de já terem sido entregues no ano passado, a situação é pior do que pensamos, pois, os tablets estão parados nas escolas, sem o devido uso.

Ao se inovar e comprar uma ferramenta tecnológica, o mínimo que se espera é que os usuários, no caso professores e professoras, sejam treinados para usá-la. Ora, pasmem os senhores e as senhoras, até a presente data professores e professoras não foram treinados. Desrespeito e desperdício de dinheiro público!

Quanto aos livros didáticos, mais uma semana se passou e eles não chegaram. Mais desrespeito e descaso com a educação de nossas crianças.

Não é possível darmos um salto de qualidade se o governo municipal não der atenção e se preocupar com a educação de base, das nossas crianças.

Após as eleições gerais do ano passado, tivemos muitos ataques preconceituosos ao povo nordestino, porque votaram em massa no presidente que foi eleito, mas, o que se desconhece é que o Nordeste avança a passos largos para quitar sua dívida social na educação.
Gostamos de citar o caso de Sobral e do estado do Ceará, pois graças a uma política de Estado implantada pelo PDT, notadamente pelo grupo político de Ciro Gomes (PDT), em 2021, 18 municípios entre os 20 brasileiros com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) eram cearenses. Sobral e Cruz empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País. O Índice traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Segundo os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 as 10 melhores escolas eram do Ceará. Além disso, o estado possui 30 municípios e 87 escolas dentre as 100 melhores.

Em 2022, o estado do Ceará foi o 1° do ranking de aprovação no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), uma das instituições de ensino mais difíceis de se ingressar.

Não há milagres, foi uma política de Estado, que vai além dos governos transitórios.  implementada com seriedade e responsabilidade, que não se vê por aqui, pois não conseguimos nem o básico, que é a qualificação dos profissionais para operar os tablets e livros didáticos para os professores ensinarem nossas crianças.

Piracicaba não está em nível ruim no Ideb, mas se a educação de base continuar a ser tratada dessa forma, sentiremos os resultados negativos daqui a alguns anos.

Max Pavanello
Advogado, presidente do PDT de Piracicaba

Texto publicado em A Tribuna Piracicabana, edição de sábado, 18/02/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário