sábado, 25 de fevereiro de 2023

Pleito aos Vereadores e Vereadoras de Piracicaba



Tinha me programado para falar na Tribuna Popular na última sessão da Câmara Municipal de Piracicaba, porém, por conta de um desencontro de informações, não foi possível. Levaria aos nossos vereadores e às nossas vereadoras um pleito.


Como terei compromissos profissionais na próxima segunda e quinta-feira, será inviável ocupar aquele espaço democrático aberto a todos cidadãos. Quer dizer, mais ou menos aberto, pois a alteração do horário promovida no ano passado impõe restrições, mas trataremos disso oportunamente.


Mudarei, portanto, a forma de demandar perante Vossas Excelências, os vereadores e vereadoras. Ao invés de usar a Tribuna Popular, usarei esta tribuna, A Tribuna Piracicabana.


As demandas são duas na área da educação. Uma referente aos tablets adquiridos pela Prefeitura para serem usados na rede municipal de ensino, outra referente à falta de livros didáticos.


Vossas Excelências foram eleitas para serem nossas vozes, receberam um mandato para falarem por nós. Aliás, por isso prefiro chamar a Câmara Municipal de Casa do Povo e não friamente Casa de Leis. 


No ano passado, a Prefeitura e a Secretaria fizeram alarde, noticiaram, festejaram a compra de tablets para serem usados pelos professores e professoras nas escolas da rede municipal.


Aliás, abro parênteses, nas eleições municipais de 2020 era proposta do PDT de Piracicaba a aquisição de tablets para fins educacionais. Quem quiser conferir, basta entrar no site da Justiça Eleitoral (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/). À época, nos chamaram de loucos, disseram que era inviável. Tanto era factível, que foi parcialmente copiado.


Digo parcialmente porque nossa proposta era séria e responsável. Diferente do que fez esse governo que aí está. 


O governo municipal comprou os tablets, entregou nas escolas, mas, pasmem, os professores e professoras não receberam nenhum treinamento sobre como operá-los.


Os tablets estão parados, encaixotados, porque simplesmente os professores e professoras não receberam o treinamento.


Quando se compra uma ferramenta tecnológica nova é imprescindível se qualificar os profissionais para usá-la. O tablets estão parados e todos sabemos com que velocidade as ferramentas tecnológicas tornam-se obsoletas.


É um desrespeito e um desperdício de dinheiro público notório, que merecem ser fiscalizados por quem tem a atribuição legal de fiscalizar o Poder Executivo, Vossas Excelências Vereadores e Vereadoras. Quiçá através até mesmo de uma CPI para se apurar a malversação do dinheiro público. 


Outro pleito é igualmente grave, causa indignação e também merece uma ação enérgica de Vossas Excelências. 


As aulas de nossas crianças iniciaram em 31 de janeiro, quase 1 mês se passou, e nossas escolas, professores e professoras, alunos e alunas não receberam os livros didáticos para usarem durante este ano letivo.


Nossas crianças tiveram dois anos de atraso por conta das restrições sanitárias da Covid 19, agora sofrem com a incompetência do Poder Executivo que não consegue entregar o básico para as aulas. LIVROS.


Não conheço a vida pessoal de Vossas Excelências, por isso não sei se têm filhos em idade escolar, se estudam em escolas particulares ou públicas. Mas, uma coisa eu sei, se seus filhos estiverem em escolas particulares, e essas escolas ficassem 1 mês sem livros didáticos ou apostilas, como é o caso da maioria, Vossas Excelências, como pais e mães, certamente iriam reclamar e até mudar de escola. 


Pois bem, não podemos aceitar o mencionado desrespeito da administração pública municipal. Nossos filhos e filhas, nossas crianças merecem serem tratadas com respeito e responsabilidade. 


Educação para nós do PDT é prioridade. Somos do partido de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, os pais dos CIEP´s e da escola em tempo integral. 


Darcy Ribeiro, com muita precisão, dizia que “educação não é despesa, é investimento”.


Já Leonel Brizola deixou registrado na história que: "A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados."


O pleito a Vossas Excelências vai em consonância ao que disse Leonel Brizola, vamos emancipar nossas crianças, vamos cobrar e exigir que a Prefeitura dê condições para uma educação de qualidade e não gere riquezas apenas para alguns privilegiados.


Para concluir, além desse canal democrático que é A Tribuna Piracicabana, este pleito será encaminhado via e-mail a todos os vereadores e vereadores, e na semana que vem, informarei ao leitores quais foram as respostas de cada um(a).


Max Pavanello

Advogado, presidente do PDT de Piracicaba


Texto publicado em A Tribuna Piracicabana, edição de 25/2/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário