Hoje é o dia do AMIGO e desde já cumprimento a todos os meus amigos, mas gostaria de fazer uma reflexão sobre o significado de AMIGO.
Um dos significados da palavra amigo é aliado, este, por sua vez, significa unido por uma aliança.
Aliança é o pacto contraído por mútuo acordo, ou seja, para que haja aliança são necessárias no mínimo duas pessoas, para que haja aliado, é necessária a presença de, no mínimo, dois indivíduos, portanto, não existe amigo unilateral, amigo pressupõe reciprocidade.
Muitas vezes chamamos pessoas que estão próximas de amigos, porque a temos por dileta, gostamos da pessoa, mas se a recíproca na for verdadeira, não é amizade, é coleguismo (não no sentido de lealdade, mas no de procedimento próprio de colegas).
A amizade, sentimento próprio de AMIGO, é muitas vezes solitária e unilateral, e somente será verdadeira se for correspondida da mesma forma, aliás, um dos significados colocados no dicionário para a palavra amizade, é exatamente a reciprocidade de afeto.
Ao fazer esta divagação fico pensando se deveríamos ter mais cuidado ao chamar outrem de amigo, já que não raras são as situações que confundimos COLEGAS com AMIGOS ou AMIZADE (AMIGO), por ser um sentimento é finito, ou seja, portanto, aquele que era AMIGO passou a COLEGA ???
Hoje, ao fazer esta reflexão, tenho a sensação de que, quem um dia foi chamado de AMIGO, por mim, pode ter certeza que o sentimento era e é verdadeiro, ainda que circunstâncias da vida tenham nos afastados, e ainda que para ser AMIGO seja necessária a reciprocidade e a recíproca, eventualmente, não seja verdadeira, meu sentimento é de AMIGO.
Refletir sobre isto me fez bem, pois sentimentos ruins se foram, e, por isso, resolvi compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário