Quando fazemos o juramento da advocacia compreendemos o que é advogar.
Advogar é um sacerdócio, não o eclesiástico, mas no sentido de que a advocacia é uma missão que tem quer ser vivida com seriedade, como uma coisa sagrada.
Dois dos significados da palavra sacerdócio é mister nobre de qualquer classe de indivíduos e missão que se toma muito a sério, como uma coisa sagrada.
O juramento da advocacia é:
“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.
Pode ser que nem todos sejam Cristãos, pois vivemos num país democrático em que cada um tem o direito de crença e religião, mas um dos significados da palavra juramento é a afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada.
Ainda que não seja cristão, o advogado quando faz o juramento, assume o compromisso sagrado, que é o de exercer sua profissão em sua plenitude.
Bom advogado não é aquele que ganha todas as causas, bom advogado é aquele que é o porto seguro para seu cliente, aquele que se ao lado do cliente nos momentos difíceis da vida, pois via de regra, somente somos procurados em momentos de aflição, dor, angústia, raiva, e o papel do advogado é tranquilizar o cliente, fazendo com que ele acredite e tenha a confiança de que sua causa está entregue às mãos de um bom profissional.
AMANHÃ, 11/08, É O DIA DO ADVOGADO, É DIA DE RENOVAR O JURAMENTO DA ADVOCACIA E DE FESTEJAR. AGRADEÇO A DEUS POR TER ME DADO ESTE SACERDÓCIO E PARABENIZO A TODOS NÓS!!! UM GRANDE VIVA À ADVOCACIA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário