quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

14,5% (ônibus) x 66% (vereadores)

Tenho acompanhado o movimento Pula-Catraca que questiona o aumento da tarifa de ônibus em Piracicaba.
De fato, prima facie, o aumento é alto e merece um melhor esclarecimento para a população que utiliza ônibus, 14,5% de aumento é bastante significativo, e chama atenção.
O que me deixa feliz é ver que alguns vereadores estão engajados em buscar assinaturas para convocar Audiência Pública, para discutir o aumento, que parece abusivo.
O sentimento de felicidade é porque talvez estes mesmos vereadores possam também buscar assinaturas para abaixo assinado convocando Audiência Pública para explicar porque, o que justifica, se não é abusivo, o aumento nos seus próprios subsídios, que foi muito maior, 66%.
Ora, porque as empresas de ônibus não podem ter seu faturamento aumentado em 14,5%, mas os vereadores, inclusive os que buscam assinaturas para que o Prefeito, o Procurador Geral, o Secretário de Transporte, prestem esclarecimentos, podem ter seus salários, ou subsídios como diz a lei, aumentados em 66%.
A sensação de felicidade é porque esses vereadores talvez também tenham percebido que 66% de aumento é mais abusivo do que 14,5%, e vão procurar consertar a distorção.
O que pode parecer-lhes diferente é que a tarifa do ônibus sai diretamente do bolso do usuário do transporte coletivo, já seus salários, opa, desculpem-me, subsídios, saem do bolso de todos os munícipes Piracicabanos.
Acredito sim que o aumento da tarifa merece ser melhor esclarecido pelo Poder Executivo, é direito da população, especialmente dos usuários do transporte coletivo, mas também é direito da mesma população poder discutir os subsídios dos vereadores, que sejam feitas ambas as Audiências Pública então!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário