COMÉRCIO
EXTERIOR
PLANO
DE DESENVOLVIMENTO EM INTERNACIONALIZAÇÃO (PMDI): PIRACICABA/SP
1º -
CENÁRIO ATUAL
Piracicaba ocupa hoje a 6ª posição do ranking
de exportações e a 10ª no ranking de importações dentro do Estado de São Paulo.
Portanto, o Comércio Exterior já ocupa posição relevante na economia local.
Nosso maior parceiro comercial é os Estados
Unidos, seguido de Chile e China países com os quais mantemos intenso
relacionamento comercial.
Apesar de bom volume de exportações e importações,
que garantem enquadramento no TOP 10 do Estado de São Paulo, é possível detectarmos
alguns problemas que podem deixar a cidade vulnerável.
Um problema claro que se detecta é a
concentração de volume de exportações e importações em apenas duas empresas.
Nossas exportações estão concentradas nos
produtos da Caterpillar, que representam 59%.
Já quando se fala em importações, a
concentração se verifica em produtos da Hyundai.
Portanto, o que se verifica, é que, apesar de
números relativamente bons, podemos melhorar, e precisamos diversificar para
eliminarmos concentração nas duas empresas, uma que concentra as exportações,
outra que concentra as exportações, pois deixa a cidade vulnerável à crises nos
seus ramos de atividade, por exemplo.
2 – PLANO
MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO EM INTERNACIONALIZAÇÃO - PMDI
O plano que pretendemos implantar recebe o nome
de Plano Municipal de Desenvolvimento em Internacionalização – PMDI.
“A internacionalização é o processo pelo qual
um ente incrementa o nível das suas atividades de valor com entes
fora do país de origem.” (MEYER, 1996)
a)
Os
Pilares: Nosso PMDI possui 4 pilares de Atração de Empresas,
Investimento, Turismo e Educação e Cultura, sendo que, esses 4 pilares
convergem para seu objetivo principal, a internacionalização de Piracicaba.
b)
Os
Objetivos: dentre os objetivos do PMDI que podermos destacar estão a
busca de alternativas para recessão de mercados; gerar conexões com culturas
diferentes; buscar avanços no desenvolvimento de tecnologias; atrair o turismo
regional, nacional e internacional; atrair novos negócios e empresa, de modo
sustentável; melhorar a qualidade de vida (social, ambiental, econômica e
cultural)
2.1
TURISMO
“A
internacionalização de uma cidade por meio do turismo é essencial para o fortalecimento do comércio e prestação de
serviços do local, bem como uma vitrine comercial para atração de
investimentos, negócios e educação.” (JOHNSON, 2008)
O Turismo em Piracicaba apresenta pontos
fortes, que, se desenvolvidos, podem alavancar o processo de
internacionalização. Dentre esses pontos fortes que identificamos estão o
turismo caipira, o turismo religioso, o turismo de negócios.
Outro ponto favorável, especialmente nos dias
atuais, é a desvalorização do Real frente ao Dólar, pois favorece que
estrangeiros visitem o país.
Já como pontos fracos foram detectados
problemas estruturais, como pontos turísticos despreparados para a recepção de
turistas estrangeiros, rede hoteleira e restaurantes que não possuem cardápios
em outros idiomas, falta de placas de trânsito em outros idiomas, etc.
Também, Piracicaba precisa desenvolver uma
marca forte, uma marca internacional, que identifique a cidade
internacionalmente.
2.2
ATRAÇÃO DE EMPREAS
“A
internacionalização é sinônimo de atração de empresas, tanto para produção
quanto para o desenvolvimento de tecnologia e geração de empregos.” (JOHNSON,
2008)
Atrair novas empresas é fundamental, para a
geração de renda, novos postos de trabalho, desenvolvimento da arrecadas, etc.
A vinda de novas empresas é essencial também
quando analisamos o problema detectado, concentração do comércio exterior em
duas empresas, que dissemos deixa Piracicaba em situação vulnerável.
Os pilares para atração são:
ü Transparência
organizacional (política e econômica);
ü Boa
condição geográfica (regional, nacional e continental);
ü Disponibilidade
de recursos hídricos (de água);
ü Mão de
obra especializada ou proativa em capacitação;
ü Boa
estrutura logística (distribuição).
ü Dados
educacionais sólidos;
ü Disponibilidade
de terrenos;
ü Baixo
custo e acessos a linhas de crédito;
ü Qualidade
de vida aos empresários;
ü Canal
de comunicação entre os sistemas públicos e a iniciativa privada para facilitar
a implementação das empresas;
ü Desenvolvimento
de tecnologia (informática ou pesquisas voltadas a determinado segmento)
ü Incentivos
fiscais*;
* “Incentivos fiscais abrangem além de isenções
– outras espécies, tais como alíquota reduzida, bonificação, deduções para
depreciação acelerada, suspensão do imposto, crédito do imposto para aplicação
em investimentos privilegiados, tributação agravada para atividades de menor
interesse para a economia nacional. Igualmente, o termo “incentivos fiscais” é
um conceito de ciência de finanças, que não se identifica com conteúdo jurídico
determinado de nenhum instituto específico, definido pelo direito tributário,
mas, abrange uma variedade de tais institutos, entre os quais a isenção fiscal.
São essas diversas espécies, cada uma com sua própria definição no direito
tributário, que a Ciência das Finanças agrupa no gênero “incentivos”, pelo
critério da finalidade, comum a todos eles.” (BENCHAYA, 2006)
2.3
INVESTIMENTOS
“Atrair
investimentos é objetivo geral do Itamaraty, e os canais de acesso são a
ampliação do comércio e as melhorias nas condições de negócios das empresas .”
(ITAMARATY, 2008)
Atrair novos investimentos é torna-se
imprescindível, especialmente no cenário de crise que vivemos na atualidade,
que foi agravada pela Pandemia da COVID-19, e que provocou queda de
arrecadação.
Pilares para atração:
ü Participações
em seminários, eventos, rodadas de negócios, feiras e mostras;
ü Participação
em atividades relacionadas a missões comerciais;
ü Atendimentos
a consultas sobre comércio e investimentos;
ü Divulgação
do guia de comércio exterior e investimento do Brasil e no município em
específico;
ü Criação
de oportunidades para desenvolvimento de negócios tais como geração de energia
sustentável, desenvolvimento de pesquisas em tecnologia e esportes;
ü Adoções
microeconômicas de políticas internacionais.
2.4
EDUCAÇÃO E CULTURA
“A internacionalização da educação promove
mudanças que têm ocorrido devido ao acesso aos conhecimentos e às trocas de
informações que vêm repercutindo para o estreitamento de fronteiras e de ações
comuns e conjuntas, de acordo com diferentes interesses.” (OLIVEIRA, 2007)
Pilares para atração:
ü Promoção
de intercâmbios escolares e universitários;
ü Promoção
dos itens já relacionados ao turismo como forma de promover a cultura local e
expandir o nível cultural das ações elaboradas;
ü Criação
de centros/parques para desenvolvimento de tecnologia;
ü Estabelecimento
de planos de ação colaborativa na prática de esportes.
2.5
PROJETO CIDADES IRMÃS
Nossa sugestão para alavancar a
internacionalização de Piracicaba, além
do fortalecimento dos pilares expostos nos itens anteriores, é a implantação
do Projeto Cidades Irmãs que objetiva criar relações, mecanismos e protocolos
bilaterais com cidades ao redor do mundo.
São relações essencialmente em níveis econômico
e cultural, estabelecendo acordos de cooperação técnica, transferências de
tecnologia, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento
à comunidade oriunda do país ou região da cidade irmã.
Referido projeto já existe em outras cidades,
inclusive, brasileiras, basta Piracicaba se inserir nesse contexto, buscando
parcerias bilaterais com cidades localizadas em países da Ásia (tigres
asiáticos) e do Oriente Médio (Israel, Emirados, Arábia, Catar...).
3.
PLANO DE AÇÃO
1ª
ETAPA
ü Criação
do plano modelo com objetivos de curto, médio e longo prazo (com metas definidas)
ü Criação
do catálogo de turismo (cultural, esportivo, artesanal e gastronômico)
ü Criação
do catálogo de empresas exportadoras e importadoras
ü Criação
de selo de identificação PMDI para empresas locais
2ª
ETAPA
ü Parceria
com prefeituras da região
ü Parcerias
com prefeituras de cidades de outros países
ü Estreitamento
de parceiros (associações, entidades de classe, entidades privadas)
3ª
ETAPA
ü Participação
em feiras internacionais e rodadas de negócios
ü Organização
de eventos técnicos (workshops, palestras, seminários)
ü Organização
de roteiros e eventos de turismo
ü Organização
de eventos internacionais e rodadas de negócios
Projeto
desenvolvido por Mário Pólis (Bacharel em
Negócios Internacionais (UNIMEP) e Mestre em Engenharia de Produção e
Manufatura (UNICAMP), é um dos membros brasileiros na INCU (International
Network of Customs Universities). Tem experiência nas áreas de logística e
aduana, com foco em inteligência aduaneira voltada para pequenas e médias
empresas importadoras/exportadoras. É docente no MBA de Negócios Internacionais
e Comércio Exterior, e MBA de Gestão e Negócios (UNIMEP), além de palestrante.
Colunista da Rádio Educativa FM de Piracicaba, e de jornais e blogs da região.
É o fundador e diretor da EMME Consult.)
Referências:
·
ARAGÃO.
F. J. P. O impacto social da política de incentivos fiscais no
Estado do Ceará: o caso de Maranguape. Universidade Estadual do Ceará, 2005.
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City
of Kyoto. Kyoto City Internationalization Promotion Plan (Revised). Mar. 2014.
·
Chinese
Academy of Social Sciences Center. Chengdu: A Sample City for Global Research.
Globalization and World Cities (GaWC) Research Network City and Competitiveness
Research. Maio 2013.
·
CLARK, G. MOONEN, T. OPENCities Thematic Paper
2. EUROPEAN UNION, URB ACT, 2015.
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Cultural
& International Affairs Division. Higashiosaka City Internationalization
Promotion Policy. Fev. 2008.
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MARCUSE,
P. KEMPEN, R. von. Globalizing Cities: a new spatial order? London and
Cambridge: Blackwell Publishers, 2000.
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MARQUES,
A. I. S. TANAKA, S. C. MACHADO, N. D. Plano de Desenvolvimento
sustentável: Municípios capixabas. Mar. 2012.
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RIBEIRO,
M. G. Município e incentivos fiscais. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São
Palo, 2009.
·
SAKAI
CITY. City of Sakai's basic policy for internationalization. 2014.
·
VITTE,
J. Dez
passos para atrair novas empresas para os municípios. Administradores, ago.
2009.
·
ZMYSLONY,
P. Internationalization of European cities’ tourist function: initial
qualitative data analysis. Working Papers, Poznan University of Economics. Maio
2014.
·
Outros:
• Projeto AL-Las – Belo Horizonte (MG)
• RELAÇÕES
INTERNACIONAIS DA PREFEITURA DE CONTAGEM
Todo crédito do trabalho ao amigo e parceiro Mário Pólis, apenas tive a honra de encampá-lo no Projeto de Desenvolvimento de Piracicaba do PDT de Piracicaba (propostas de governo de Carolina Angelelli, candidata a Prefeita de Piracicaba, eleições 2020).
Max
Pavanello – 12.222
Trabalho,
Seriedade e Competência
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