segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Livro da Semana III - ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO

Tendo em vista a agitação destas semana, conforme postei semana passada, resolvi antecipar a leitura e os comentários do livro da semana.

O livro lido durante o final de semana foi ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO, de um autor italiano chamado Piero Calamandrei, cuja tradução foi feita por Eduardo Brandão.

O livro é muito interessante porque mostra a dicotomia existente entre as visões dos advogados e dos juízes, cada qual exercendo seu ofício.
Mas chega ao final, com um diálogo entre o advogado e o juiz no qual um expõe as agruras de sua profissão e exalta as qualidades das do outros, mas ao final chegam a um ponto comum, quando o juiz fala “nessa esperança, advogado, nossos dois destinos irão se encontrar quando de sua consumação terrena. Por essa metade comum podemos, como irmãos, dar-nos a mão.” (fls. 397)

Neste livro anotei vários textos que gostei e certamente me serão uteis no final, aliás, o livro é uma aula de direito, de advocacia e de magistratura, um dos textos que gostei reproduzo abaixo:

“ Ponham dois pintores diante de uma mesma paisagem, um ao lado do outro, cada um com o seu cavalete, e voltem uma hora depois para ver o que cada um traçou em sua tela. Verão duas paisagens absolutamente diferentes, a ponto de parecer impossível que o modelo tenha sido o mesmo.
Dir-se-ia, nesse caso que um dos dois traiu a verdade?”

Em parte do texto, o autor diz que em todas as causas existentes, 50% dos advogados mentem, pois um está com a razão e o outro não, e já que todos advogados ganham e perdem causas, 100% dos advogados são mentirosos, entretanto, ao desenvolver seu argumento ele mostra que o advogado vê a verdade tal como descrita pelo seu cliente, portanto, é parcial, ou seja, sempre mostrará a verdade segundo seu cliente, mas isto não necessariamente significa que um deles, ou todos nós somos mentirosos, e para demonstrar isto ele cita o texto sobredito, no qual se vê que ambos os pintores retrataram a verdade, mas cada um à sua maneira.
Um grande livro e que merece ser lido, com certeza.
- Calamandrei, Piero. Eles, os juízes, vistos por um advogado / Piero Calamandrei; (tradução Eduardo Brandão). – São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário