Semana passada comecei a leitura de dois livros, e em razão de um final de semana agitado, terminei-os ontem, um chamado A OUTRA HISTÓRIA DO BRASIL A VERSÃO DESAVERGONHADA E SEM CORTES QUE EXPLICA TUDO, de Jovane Nunes, e outro TUDO O QUE VOCÊ PENSA PENSE AO CONTRÁRIO, de Paul Arden.
O primeiro livro achei fantástico, o autor mostra conhecimento da história do Brasil, mas usa de bom humor para descrevê-la.
Humor escrachado, mas de bom gosto, o autor não se prende aos personagens de cada época, mas mistura os personagens que fizeram e fazem a história do Brasil, como quando sita que D. Joao III era fã de Raul Seixas e por isso resolveu alugar o Brasil dividindo-o em Capitanias Hereditárias, ou quando da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, ele cita que antes de se dirigirem ao Rio de Janeiro, deram uma paradinha na Bahia, onde o bisavô de ACM, mandou lavar as escadarias da Igreja do Bonfim, mas como a igreja era muito grande os baianos ficaram com preguiça e acabaram lavando somente as escadarias, surgindo ai a tradição que vem até os dias de hoje, ainda, sobre a vinda da família real, o autor que a comitiva foi um verdadeiro trem da alegria, como nos dias atuais, e até o Eurico Miranda conseguiu uma vaguinha.
Enfim, não faltam citações dos personagens da vida política atual, como se já estivessem vivos no Império, como por exemplo, José Sarney, Lula e FHC.
Não sou muito afeito a livros de humor, gosto mais dos livros de história, biografias, etc., até porque eu prefiro ver e ouvir a interpretação da piada, que muitas vezes é mais engraçada do que ela própria, mas o livro de Jovane Nunes é uma é diversão garantida, e ao ler muitas vezes me peguei rindo sozinho.
O outro livro, TUDO O QUE VOCÊ PENSA PENSE AO CONTRÁRIO, comprei o livro plastificado, por isso não o folhei antes, imaginei ser um livro em que se desenvolvia a dialética, mas fui surpreendido por ser mais um livro de auto-ajuda, do que propriamente sobre o tema imaginado, aliás, para quem gosta de leituras rápidas este livro se lê em aproximadamente duas horas.
Apesar de ter certa resistência a livros de auto-ajuda, o livro mencionado possui passagens interessantes, algumas que até já sabia, mas não deixa de ser interessante.
O livro fala de decisões e fala como muitas vezes devemos tomar as decisões “erradas”, o primeiro exemplo, que já conhecia por gostar muito de esporte e é bastante interessante, foi quando Dick Fosbury, atleta do salto sobre o sarrafo, inovou e transpôs o sarrafo pulando de costas para o sarrafo, o método usual era pular de frente para o sarrafo, com isso ele quebrou o recorde mundial e revolucionou o esporte em comento, pois desde então todos saltam de costas para o sarrafo.
Outra decisão interessante citada no livro é de Ginger Backer, que largou seu emprego para ser baterista, o detalhe, ele não sabia tocar bateria, mas mesmo assim largou seu emprego, anos depois estava tocando com Eric Clapton e Jack Bruce, ou seja, se tornou um grande baterista, a decisão parecia errada e até absurda, mas foi a decisão certa.
Por fim, acho que vale a pena a citação do texto em que o autor diz, Peça para levar um tapa na cara, neste ele mostra que sempre, ao terminarmos um trabalho, e pedirmos a opinião de alguém, perguntamos “o que você acha?” e normalmente a pessoa constrangida diz que está bom, ao contrário, devemos perguntar “o que a de errado?”, assim, provavelmente, a pessoa apontará as falhas e erros, e poderemos consertá-los.
Vejam que, mesmo no segundo livro, do qual gostei pouco, é possível se aprender e tirar lições, ambos os livros a leitura é proveitosa, cada qual ao seu gênero.
- Nuno, Jovane. A outra história do brasil a versão desavergonhada e sem cortes que explica tudo / Jovane Nunes. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2009.
- Arden, Paul. Tudo o que você pensa pense ao contrário / Paul Arden; (tradução Roberto Muggiati). – Rio de Janeiro: Intrínseca, 2008.
Hoje começarei a ler a Biografia da Senadora Marina Silva, ao final escreverei minhas impressões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário